O botafoguense não quer mais pipoca
- Andressa Souza
- 31 de jul. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 31 de mar.
Dono da melhor campanha de primeiro turno na história do Campeonato Brasileiro pontos corridos, o Glorioso Carioca deu adeus ao sonho do título de 2023. O que parecia ser o ano mágico para o clube se tornou um verdadeiro pesadelo ao se ver despencar da primeira colocação que viveu por 31 rodadas, da terceira até a 34ª, mas terminou o ano em quinto lugar, perdendo até mesmo o passaporte direto à fase de grupos da Copa Libertadores 2024.
No ano passado, vimos um Botafogo que no início da temporada ninguém diria que brigaria pelo topo da tabela, muito menos, pelo título nacional. Foi visto uma equipe se tornar líder da competição para cima de um rival em um clássico no Maracanã contra o Flamengo e a partir daí, uma crescente que só o afastava do segundo colocado, chegando a ficar 13 pontos de vantagem. Muitos especialistas já cravavam que seria difícil tirar o caneco do alvinegro. Porém, não foi preciso "ser tirado". O clube alvinegro mesmo fez essa façanha.
O time fez um absurdo incrível primeiro turno. Assim, mesmo com dificuldades de vitórias na reta final, apresentando uma queda de desenvolvimento, matematicamente ainda era possível. O torcedor viveu intensamente o ano passado e permitiu-se sonhar, acreditou até o último momento que poderia ser real, mas ao final do campeonato, apenas a frustação e a zoação entre os rivais ficaram.
O novo ano começou e a torcida fez de tudo para deixar 2023 para trás. Era hora de usa o ano anterior como lição e abrir um novo capítulo na história gloriosa. "Pé no chão" era preciso. A vaga nas oitavas da Copa do Brasil foi alcançada, a classificação na fase de grupos da Libertadores e a vaga garantida para as oitavas de final dessa competição, de forma antecipada. A vaga nas oitavas da Copa Do Brasil também foi garantida. É claro que o time, nessa nova campanha, vem se reestruturando com investimentos. O clube fez diversas contratações importantes e nas últimas rodadas do campeonato nacional, mostrando que pode brigar pelo título juntamente com outros times grandes do país. Palmeiras, Flamengo e o alvinegro carioca seguem nesta disputa acirrada. No último dia 17, o Botafogo se tornou líder pra cima do Palmeiras. Porém, na rodada do fim de semana, os dois clubes viram a o rival Flamengo conquistar 3 pontos e assumir o topo da tabela. O até então líder, o Botafogo perdeu em casa por 3 a 0 para o Cruzeiro. Já o Palmeiras perdeu para o Vitória por 1 a 0, ambas partidas no sábado. No domingo, viram o então, terceiro lugar se tornar líder com um jogo a menos.
E aí, torcedor alvinegro? Hora de desistir? Bateu o desespero e a segunda pipoca está garantida? O Botafoguense aprendeu que não se deve comemorar com antecedência, é um ano para apoiar e assim vem sendo, mesmo com a última derrota no campeonato, o time saiu de campo aplaudido. Após, um ano atribulado de 2023 é necessário lembrar que só é necessário ser líder na rodada 38. Assim, o torcedor segue apoiando e sonhando com o título. Por que não? Pipocada? Não ser campeão? É um risco que se corre quando se está disputando um campeonato tão longo e disputado. Metade da trajetória já se foi, a ansiedade é grande, mas é hora de viver o hoje, torcer jogo após jogo. E sem vontade nenhuma de comer pipoca em dezembro.
foto destaque: Vitor Silva/Botafogo
Comments