Glória Eterna: o caminho do Flamengo até a final da Libertadores
- Hellora Raibolt
- 29 de out. de 2022
- 2 min de leitura
2019 provavelmente tenha sido o ano mais emocionante para a Nação Rubro-negra. Naquele ano, sob o comando de Jorge Jesus, o Flamengo alcançava um feito que grande parte da sua torcida ainda não tinha assistido: chegar a uma final da Libertadores. A última vez havia sido em 1981, quando o clube foi campeão da competição e também do Mundial.
Mas de 2019 pra cá, em quatro anos, o Flamengo chegou três vezes a grande final. Ganhou em 2019, perdeu para o Palmeiras em 2021 ficando com o vice e agora enfrenta o Athletico Paranaense, buscando levantar a taça mais pesada da América do Sul pela terceira vez.
Para que isso acontecesse, o Flamengo buscou e conseguiu chegar a final com uma campanha ainda melhor do que as edições de 2019 e 2021.
E essa campanha começa ainda em 2021, quando ao conquistar o vice-campeonato Brasileiro, o time carioca garantiu sua vaga na fase de grupos da Libertadores, caindo no grupo H e enfrentando Universidad Católica do Chile, Sporting Cristal do Peru e o clube argentino Talleres de Córdoba, definidos no sorteio da fase de grupos da Libertadores 2022.
Na primeira fase, o time rubro-negro garantiu a primeira colocação do grupo ainda na quinta rodada. Nos seis jogos desta fase, o Flamengo venceu cinco partidas e empatou apenas uma, veja abaixo os resultados da fase de grupos:
Sporting Cristal 0 x 2 Flamengo (Estádio Nacional - Lima - Peru);
Flamengo 3 x 1 Talleres (Estádio do Maracanã - Rio de Janeiro - Brasil);
Universidad Católica 2 x 3 Flamengo (Estádio San Carlos de Apoquindo - Santiago - Chile);
Talleres 2 x 2 Flamengo (Estádio Mario Alberto Kempes - Córdoba - Argentina);
Flamengo 3 x 0 Universidad Católica (Estádio do Maracanã - Rio de Janeiro - Brasil);
Flamengo 2 x 1 Sporting Cristal (Estádio do Maracanã - Rio de Janeiro - Brasil)
Nas oitavas de final, o time brasileiro enfrentou o representante da Colômbia, Tolima. No jogo de ida, que aconteceu na Colômbia, o Flamengo voltou pra casa com a vantagem de um simples 1 a 0. Mas no Maracanã, a vitória por 7 a 1 trouxe calma e tranquilidade para a torcida do Mais Querido.
Nas quartas de final, um duelo de gigantes brasileiros, Flamengo e Corinthians colocaram as duas maiores torcidas brasileiras frente a frente. No jogo de ida, vitória do Flamengo por 2 a 0 com gols marcados por Arrascaeta e Gabigol. No jogo de volta, vantagem ampliada pelo resultado de 1 a 0.
Na semifinal, Flamengo enfrentou os argentinos do Vélez Sarsfield. O jogo de ida foi vencido facilmente, pelo resultado largo de 4 a 0. No jogo de volta, mais uma vitória, por 2 a 0.
Com isso, o Flamengo chega a final com 11 vitórias e apenas um empate em sua campanha na Libertadores 2022. A final acontece no dia 29 de outubro, em Guayaquil.
Commentaires