top of page

Ferenc Puskás: o artilheiro do século 20

O Prêmio Puskás é uma premiação anual da FIFA, onde o principal objetivo é escolher o gol mais bonito da temporada. Porém, poucas pessoas conhecem a história do húngaro Ferenc Puskás, um dos maiores artilheiros do século passado.

Nascido em 2 de abril de 1927, Ferenc iniciou sua carreira em 1943. Vestindo a camisa do Kispest, ganhou destaque pelos golaços marcados. Em 1948, tornou-se campeão da competição, chegando a marcar 50 gols em um único campeonato. O desempenho da equipe fez com que a mesma se tornasse referência nacional. Após ser associada ao exército do país, em 1949, o clube passou a chamar-se Budapest Honvéd Football Club. Com a mudança, a equipe passou a ser destaque e a ocupar as primeiras colocações do campeonato.

O espírito de liderança e o faro de artilheiro, rendeu a Puskás a chance de liderar a seleção da Hungria em uma das fases mais importantes, além de tornar-se o maior artilheiro. Foram 528 partidas e 512 gols marcados.

Puskás imortalizou o seu nome na história do futebol mundial, não apenas pelo fato de ter sido artilheiro em diversas oportunidades, mas por fazer com que o esporte mais apaixonante do mundo se modernizasse. Ferenc faleceu em novembro de 2006, três anos mais tarde a entidade máxima do futebol homenageou o jogador com o prêmio que coroa os gols mais bonitos da temporada. Uma forma singela de fazer com que o espírito de Puskás permanecesse vivo.

Commenti


Futebol por Elas

  • Instagram
  • Facebook
  • X
  • LinkedIn
  • YouTube

©2024 por Futebol por Elas. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page