Falha e redenção marcam a classificação espanhola na Eurocopa
- Kaliandra Alves Dias
- 28 de jun. de 2021
- 3 min de leitura
Quando Croácia e Espanha entraram em campo, no estádio Parken, em Copenhague, na Dinamarca, os torcedores não imaginavam o duelo emocionante que as seleções iriam proporcionar aos apaixonados por futebol. Em um jogo marcado por falha do goleiro Unai Simón e pela redenção de Álvaro Morata, a Espanha venceu a Croácia por 5 a 3 e garante classificação às quartas de final na Eurocopa .
Conhecida por manter o domínio da bola e pelo famoso "tiki taka", a Espanha manteve a tradição e começou o primeiro tempo pressionando os croatas. Além de manter-se no campo de ataque, a Fúria Espanhola neutralizou as jogadas da Croácia, que enfrentou dificuldades em chegar ao gol defendido por Unai Simón. A primeira chance de gol espanhol surgiu com Ferrán Torres, que escorou para Koke. O camisa 8 tentou o chute e acabou sendo desarmado.
Sarabia também levou perigo ao gol croata. Em uma jogada construída por Morata pela esquerda, o atacante encontrou Sarabia, que em um chute de primeira, viu a bola passar à direita de Livakovic. Dois minutos após o lance, foi a vez do camisa 7 tentar o cabeceio, a bola bateu na mão de Vida e sobrou para o goleiro. Apesar dos jogadores espanhóis terem pedido toque na mão, o árbitro entendeu que o lance foi involuntário.
Embora o momento fosse favorável aos espanhóis, quem abriu o placar foi a Croácia em um lance bizarro e gol contra de Pedri. O meio-campista recuou para o goleiro Unai Simón, que tentou dominar com o pé direito, porém, a bola continuou na direção do gol.
Após a falha, o jogo se inverteu. Enquanto a Espanha sofria e errava passes, a Croácia aproveitou o momento e buscou ampliar o placar. Na entrada da área, Kovacic arriscou e a bola passou acima do gol de Unai. A Espanha voltou a responder com Gayá, que na entrada da área, chutou de primeira. A bola desviou em Azpilicueta e passou à direita do gol de Livakovic.
Aos 37 minutos, Gayá arriscou o chute, a bola desviou em Módric e sobrou, Gayá conseguiu a recuperação e na esquerda, arriscou o chute cruzado, Livakovic espalmou e Sarabia aproveitou a sobra e empatou: Croácia 1 x 1 Espanha. No apagar das luzes, a Croácia desperdiçou mais uma oportunidade, com Rebic.
O 2º tempo iniciou com desentendimento nos minutos iniciais, após Caleta-Car derrubar Morata no meio campo. Apesar dos ânimos exaltados, a Espanha esboçou uma reação em um lance criado por Ferrán Torres, que recebeu pelo lado esquerdo e cruzou na pequena área. Bem posicionado, Azpilicueta cabeceou e decretou a virada espanhola.
A Croácia não se intimidou e manteve a sua postura. Os croatas tiveram duas oportunidades construídas, a primeira com Rebic, que parou nas mãos de Simón e a segunda com Kramaric. A Espanha marcou o seu terceiro gol com Ferrán Torres, que aproveitou o lançamento, se livrou da marcação e em um chute cruzado, balançou as redes de Livakovic: Croácia 1 x 3 Espanha.
A vitória estava se encaminhando de forma tranquila. Mas estamos falando de futebol, e tudo pode acontecer. Aos 39 minutos, Modric construiu a jogada pelo lado direito e cruzou, Budimir que dominou e no momento do chute, Azpilicueta salvou. Orsic aproveitou o rebote e, novamente, Azpilicueta salvou. Mas desta vez, a bola havia entrado, e o chip implantado confirmou o gol. Nos acréscimos, Pasalic subiu mais alto que a defesa espanhola e deixou tudo igual: Croácia 3 x 3 Espanha.
Prorrogação e classificação espanhola
Emoção do início ao fim! Se de um lado tínhamos uma Croácia motivada. Do outro, uma Espanha que estava tentando entender os erros que resultaram no empate durante os 90 minutos.
No primeiro tempo da prorrogação, os croatas tiveram a oportunidade de liquidar o resultado. A primeira com Orsic e a bola passou rente ao travessão. Em seguida, saiu dos pés do meio-campista a jogada que poderia ter culminado no gol de Kramaric. E quem não faz, leva! A Croácia sofreu dois gols em menos de cinco minutos. A Espanha chegou ao seu quarto com gol Morata. Criticado por boa parte da torcida espanhola, o atacante aproveitou o cruzamento de Dani Olmo e de pé direito, colocou a La Roja a frente do placar. Após três minutos, os espanhóis comemoraram mais um gol, desta vez, marcado por Oyarzabal.
Na segunda etapa, Budimar quase descontou, o chute rasteiro passou perto da trave esquerda de Union. A Espanha controlou as investidas feitas pelos croatas e quase marcou o sexto gol com Morata.
Com a classificação às quartas de final garantida, Luis Enrique terá trabalho em preparar o time para enfrentar França ou Suíça. O adversário da próxima fase será conhecido ainda na tarde desta segunda-feira.
Commenti