Diniz Futebol Clube
- Carla Dayube Pires
- 2 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
Na cara do gol? A bola da vez? Fernando Diniz, o técnico mais falado atualmente, vive grande fase no Fluminense. Diniz disputou no último sábado (1º), com o time do Tricolor, o primeiro jogo da final do Campeonato Carioca contra o Flamengo no Maracanã.
Mineiro, nascido em Patos de Minas em 27 de Março de 1974, Fernando Diniz Silva já foi meio-campista antes de atuar como técnico. Começou sua carreira em 1993 no Juventus da Mooca, passou pelo Palmeiras, Corinthians (onde conquistou o Paulistão de 1997), Paraná e chegou a jogar pelo Fluminense de 2000 a meados de 2003. Depois foi cedido ao Flamengo, onde após algumas lesões, passou por outros clubes até encerrar sua carreira de jogador no Gama em 2008.
Iniciou como técnico do Votoraty com a perna direita, conquistando o título de Campeão Paulista Série A3 e a Copa Paulista. Inovador, mesmo sem a confiança das torcidas dos clubes por onde passou, obteve sucesso com seu estilo ofensivo e sem posições fixas. Em sua primeira passagem pelo Flu em 2019, chegou justamente como uma aposta pelo seu estilo de jogo, com muita posse de bola, futebol bonito, porém sem resultados. Com o descontentamento da torcida e a falta de resultados, Diniz foi demitido antes do fim do Brasileirão. Em seu comando, fez 44 jogos: 18 vitórias, 11 derrotas e 15 empates.
Após duas vitórias em seis jogos, Diniz retornou ao clube com o grande desafio de recuperar jogadores. Psicólogo formado pela Universidade de São Marcos, tem como característica essa função e teve apoio do elenco, além do apreço pelo Presidente Mário Bittencourt. Bastaram poucos meses após sua volta para se firmar como um dos técnicos do Brasil mais renomados e preparados para dirigir grandes equipes.
Em um país onde a paciência com técnicos é inexistente e imediatista perante resultados, instalou um sistema onde o jogo associativo é importante da defesa ao ataque. De acordo com Fernando, encontrou no Fluminense os jogadores ideais para executar sua ideia e já tem seu estilo de jogo batizado como “Dinizismo”. Cogitado na Seleção Brasileira, diz estar muito tranquilo e preparado para treinar a equipe que vier, mas que no momento “sua seleção é o Fluminense”. Aí já viu, né? A torcida fica “Louca da cabeça”!
Apesar da derrota por 2 a 0 diante do Flamengo, Fernando tem, inclusive, um aproveitamento de mais de 66% em cima da equipe rubro-negra. A grande expectativa é o retorno de Marcelo, consagrado no Real Madrid e joia da base de Xerém.
Famoso por seu estilo de jogo ofensivo e muita posse de bola, se tornou um dos principais treinadores da atualidade. Montou uma equipe forte e vive um grande momento com o time e com a torcida, esse relacionamento pode gerar grandes frutos, inclusive o título de campeão da Taça Guanabara e a tão sonhada Libertadores da América.
Commenti