Bélgica quebra tabu de 32 anos e vai às quartas de final na Eurocopa
- Kaliandra Alves Dias
- 27 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
De um lado De Bruyne e uma geração de talentos. Do outro, Cristiano Ronaldo, que vem quebrando recordes nesta Eurocopa. E em campo, duas seleções que tem o melhor ataque da competição, ambas com sete gols marcados. Em um confronto emocionante, quem se deu melhor foram os belgas, que com gol de Thorgan Hazard, mantém o sonho em conquistar o título inédito na Eurocopa e encerra um tabu de 32 anos sem vencer os portugueses.
O primeiro tempo foi marcado pela pressão imposta por Portugal, que teve uma oportunidade de gol com Renato Sanches, que em uma arrancada pelo meio, acionou Diogo Jota que arriscou o chute, não levou perigo ao gol defendido por Courtois. A resposta belga veio em uma tabelinha de Eden Hazard com Lukaku, que finalizou na entrada da grande área e a bola saiu para tiro de meta.
Aos 24 minutos, Cristiano Ronaldo criou a melhor chance de gol para os portugueses. Em uma cobrança de falta, o camisa 7 fez levou perigo e Courtois defendeu. A bola sobrou na pequena área e João Palhinha tentou o cabeceio. Após dois minutos, novamente Palhinha teve a oportunidade de balançar as redes, mas a bola passou acima do travessão do goleiro belga.
Com dificuldades na criação de jogadas, a Bélgica voltou a criar um contra-ataque em uma tabelinha de De Bruyne com Meunier, que arriscou e a bola passou a esquerda do gol de Rui Patrício.
A rede finalmente balançou aos 41 minutos. Em uma disputa próxima da grande área, Meunier cruzou para Thorgan Hazard, que dominou e com a perna direita arriscou o chute a longa distância. A bola fez a curva e estufou as redes de Rui Patrício: Bélgica 1 x 0 Portugal.
O segundo tempo começou mais equilibrado. Embora Portugal precisasse correr atrás do placar, se esbarrou em uma defesa sólida. Os portugueses arriscaram com Diogo Jota, que acabou desperdiçando a jogada. Pressionando, a seleção portuguesa teve duas chances de empatar: a primeira com João Félix e outra com Bruno Fernandes.
Já a Bélgica, quase ampliou com Lukaku, que recebeu de Thorgan pelo lado esquerdo. O camisa 9 dominou e com a perna esquerda, chutou e a bola passou acima do gol de Rui Patrício.
A tensão se tornou ainda maior após uma falta de Bruno Fernandes em cima de Eden Hazard. O clima voltou a esquentar aos 30 minutos, quando Pepe recebeu o cartão amarelo após cometer uma falta em Lukaku.
Enquanto a Bélgica buscava contornar a dificuldade em criar jogadas, Portugal se aproveitou deste fator e tentou empatar. Aos 36 minutos, Bruno Fernandes cobrou escanteio, na sobra Rafael Guerrero cabeceou, no reflexo, Courtois conseguiu defender, para alívio dos torcedores. O goleiro belga voltou a ser destaque, desta vez, espalmando um chute de André Silva.
Apesar das oportunidades, Portugal não conseguiu quebrar a consolidada defesa da Bélgica. Para a alegria dos torcedores que vão continuar sonhando com o título inédito na competição. Nas quartas de final, a seleção belga irá enfrentar a Itália.
Comments