O brilho do futebol argentino nos últimos tempos
- Ana Luisa Oliveira
- 1 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
Aos grandes amantes do bom futebol, estamos podendo apreciar aqui na América do Sul um momento brilhante da Seleção Argentina. Comandada por Lionel Scaloni, La Albiceleste vive uma maré de bons tempos desde a vitória da Copa América, em 2021, quando mesmo pelo placar apertado de 1 a 0 levantou a taça no país e contra seu grande rival, o Brasil. A partir daí, enxergamos uma sequência de foco e determinação, combinados com um trabalho em equipe, e coroados com a presença do agora oito vezes melhor jogador do mundo.
Para Lionel Messi só faltava um título, que no ano de 2014 escapou por pouco de suas mãos. Em uma final emocionante oito anos depois, contra os então atuais campeões do mundo, o ex-Barcelona brilhou junto com Dibu Martinez, que pode facilmente ser considerado o melhor goleiro do mundo na época pelos grandes milagres que fez durante a competição, Angel Dí Maria, Rodrigo De Paul e uma série de estrelas dignas de várias medalhas, como o destaque Julian Alvarez, que hoje brilha sob o comando de Pep Guardiola no Manchester City.
Mas não é somente na seleção principal que vemos um futebol redondo, focado e determinado. Assistimos a pouco o clássico Brasil x Argentina terminar novamente de uma forma desfavorável para nós. Na disputa pelas vagas de Paris 24 do Pré-Olímpico, o Sub-23 repetiu o placar da final da Copa América, eliminando das Olimpíadas os canarinhos e a chance de conquistarmos o terceiro ouro em sequência. Comandada pelo ex-jogador e companheiro de Lionel Messi por muitos anos, Javier Mascherano, os jovens vem fazendo uma campanha sólida e sem muitos deslizes, dignas do técnico campeão que tem.
Comparações a parte, podemos observar no futebol argentino, acima de tudo, uma vontade coletiva de vencer. Vontade essa que motiva a buscar ser cada vez melhor. Não estão ali por estrelismo, diversão ou para passar o tempo. A diversão é apenas consequência da vontade de conquistar cada sonho, que pulsa ardentemente no coração de cada um. Vontade essa que fez Messi focar 100% em conquistar cada vez mais títulos para seu país, enchendo de orgulho a criança que tanto almejou isso, e que recebeu várias críticas ao longo dos anos.
Comments