Imortalidade fala mais alto e Grêmio vai à semifinal
- Kaliandra Alves Dias
- 12 de jul. de 2023
- 4 min de leitura
Lutar e acreditar até o fim. A imortalidade ressurge nos momentos em que a fé é questionada e, quando muitos já deixam de acreditar, o Grêmio renasce. E foi assim que o time comandado por Renato Gaúcho conquistou a classificação à semifinal da Copa do Brasil, com a imortalidade que os torcedores estão acostumados a presenciar e com sofrimento: nas penalidades, onde os gaúchos venceram o Bahia por 4 a 3, após empate em 1 a 1 no tempo normal de jogo.
O adversário do Tricolor Gaúcho na semifinal sairá do confronto entre Athletico Paranaense e Flamengo.
O jogo
Para comemorar a classificação à semifinal, os torcedores precisaram esperar uma hora até o confronto iniciar, isso porque, a forte chuva desta noite acabou prejudicando a drenagem do gramado da Arena do Grêmio. Para amenizar a situação do gramado, os funcionários gaúchos precisaram escoar a água acumulada em determinados pontos do gramado.
Com a bola rolando, o Imortal Gaúcho pressionou os primeiros minutos - com chances criadas por Suárez, o uruguaio cruzou para Reinaldo que, de primeira, chutou cruzado mandando para fora.
O Tricolor Baiano respondeu com Cicinho que tentou alcançar o toque de Ryan. Na sobra de Kayky, Bruno Alves mandou para escanteio. Na cobrança de Cauly, Gabriel Grando defendeu.
Aos 10', o placar quase foi aberto. Após cruzamento de Reinaldo, Suárez tentou o voleio. Atento a jogada, Ryan desviou. Na cobrança de escanteio, Bruno Alves tentou o cabeceio, sem perigo para o goleiro Marcos Felipe. Aos 12', Marcos Felipe realizou uma importante defesa após o cabeceio de Carballo.
O Bahia voltou ao campo de ataque com Kayky. Em uma jogada individual, o atacante adentrou a grande área e, no chute cruzado, acabou mandando acima da meta defendida por Grando.
Com o confronto equilibrado no meio campo, o Bahia encontrou em mais uma jogada individual a oportunidade de abrir o placar em Porto Alegre. Everaldo, em uma belíssima meia-lua, tentou o chute, mas foi bloqueado por Bruno Univi.
Aos 29', Bruno Uvini tentou, novamente, o cabeceio após escanteio cobrado. A bola passou raspando a trave defendida por Marcos Felipe. Aos 34', Suárez viu o goleiro Marcos Felipe adiantado e, do meio de campo, arriscou o chute.
Aos 36', uma pequena confusão iniciou após jogada construída por Bitello. O árbitro marcou pênalti, e Acevedo, inconformado com a penalidade, acabou empurrando jogadores gremistas. Com isso, Everaldo do Bahia, e Carballo, do Grêmio receberam o cartão amarelo. O lance ainda foi revisado pelo VAR. Na cobrança de Cristaldo, brilhou a estrela do goleiro Marcos Felipe, que realizou uma belíssima defesa. Na cobrança de escanteio, Gabriel Xavier afastou e, já armou o contra-ataque encontrando Ademir, que acabou parando na falta cometida por Villasanti.
Com cinco minutos de acréscimos, o Grêmio buscou o ataque com Cristaldo que foi impedido por Kanu, em uma bela recuperação de bola. Com Rezende, o Bahia acabou desperdiçando uma boa oportunidade. Aos 49', Everaldo, em uma pintura marcou um golaço acertando o ângulo de Gabriel Grando. Grêmio 0 x 1 Bahia.
Para o segundo tempo, Renato Gaúcho e Renato Paiva, treinador do Grêmio e Bahia, respectivamente, não alteraram as equipes. O Tricolor Gaúcho começou pressionando e arriscando com Suárez, sem efetividade, a bola parou em Marcos Felipe. Aos 7', foi a vez de Bitello buscar o empate. Em jogada iniciada pelo lado direito, o meio-campista arriscou em um chute rasteiro, sem perigo para o goleiro.
O Bahia quase ampliou com Kayky que, após adentrar a grande área, chutou na intermediária e viu Grando defender.
Aos 11, Renato Gaúcho fez as primeiras substituição com a saída do zagueiro Kannemann para a entrada do atacante Ferreira. Aos 14', Ferreira chutou cruzado e a bola parou no zagueiro Gabriel Xavier. Aos 16', Suárez, tentou surpreender Marcos Felipe e acabou isolando.
Aos 22', Gabriel Grando voltou a defender, desta vez, uma tentativa de Ademir que em um chute a longa distância, surpreendeu. Aos 24', Renato Paiva retirou o lateral esquerdo Ryan para a entrada do, também lateral esquerdo, Matheus Bahia.
Já Renato Gaúcho, colocou Vina para a saída de Cristaldo.
Aos 26', Ferreira iniciou a jogada no meio-campo, em alta velocidade driblou o marcador e cruzou para Villasanti que, de dentro da área, empurrou para o gol e empatou: Grêmio 1 x 1 Bahia. Motivados com o gol de empate, aos 28' foi a vez de Vina arriscar. O meio-campista chutou acima da meta defendida por Marcos Felipe.
Aos 33', mais uma alteração no Tricolor Baiano. Sai o atacante Kayky para a entrada do meio-campista Lucas Mugni. Aos 38', o Bahia arriscou com com Acevedo que foi bloqueado pela defesa. Os visitantes poderiam ter "matado" o jogo com Lucas Mugni, o meio-campista acertou a trave de Grando.
O Grêmio respondeu com Ferreira que busca o cabeceio. Já o Bahia voltou a acertar a trave, desta vez, com Ademir. Aos 45, Suárez, em uma belíssima jogada, quase marcou o gol da virada, o empecilho desta vez foi a trave. Renato Gaúcho voltou a mexer na equipe: sai Suárez, Carballo e João Pedro para a entrada de André, Nathan e Gustavo Martins.
Com cinco minutos de acréscimos, e mirando as penalidades, Renato Paiva retirou o atacante Ademir para a entrada do volante Yago. Em uma falta à favor do time baiano, Everaldo buscou o ângulo, atento, Gabriel Grando defendeu. Apito final, decisão nos pênaltis.
Nas cobranças de pênalti, brilhou a estrela de Gabriel Grando que defendeu duas cobranças. O Grêmio conquistou a vitória por 4 a 3 e se classifica à semifinal.
Comments