Ferroviária e RB Bragantino decidem o título da Copa Paulista feminina
- Futebol por Elas
- 23 de out. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 13 de fev. de 2024
Ferroviária e RB Bragantino irão se enfrentar na final da Copa Paulista feminina. Os confrontos foram definidos na tarde desta segunda-feira (23), em Santana de Parnaíba, após as bragantinas vencerem o Taubaté por 4 a 0 com gols de Laís Melo (2), Julia Beatriz e Priscila.
As datas, horários e locais da final ainda serão definidas pela FPF.
O jogo
A partida teve o primeiro tempo marcado por um domínio claro da equipe de Taubaté, o qual obteve o controle quase total dos primeiros 45 minutos. No entanto, mesmo atuando com uma postura ofensiva, nenhum gol foi marcado e a saída para o intervalo ocorreu sob um placar de 0 a 0.
No retorno, praticamente imediato aos gramados, aos 45 segundos, Laís Melo balançou as redes e destravou o placar, marcando para o massa bruta. Pouco depois, aos 24 minutos do segundo tempo, a camisa 14 assinou seu nome novamente e se consagrou artilheira do campeonato, aumentando a diferença de gols entre as equipes. Após os 90 minutos, a partida de volta foi encerrada num placar de 4 a 0, tendo os últimos gols marcados por Julia Beatriz e Priscila.
Ao encerrar a semifinal, podemos observar seus grandes destaques. Equipes entrosadas e atletas certeiras mostraram a qualidade do futebol feminino paulista. Chamando a atenção para a artilheira do campeonato até aqui.
Laís Melo, camisa 14 da equipe bragantina, teve seu nome anunciado três vezes, marcando assim, três gols em dois jogos. Natural de Sertânia (PE), a atacante chegou ao RB Bragantino no início da temporada de 2023, tendo em seu currículo passagens por clubes como Fortaleza, Avaí Kindermann, Real Brasília e entre outros. Ao encerrada a última partida, levou o prêmio de Craque do Jogo e demonstrou ser uma peça chave obtida pela equipe bragantina para a grande final.
Ferrinha na final
Não ficando atrás, a Ferroviária leva consigo uma equipe extremamente qualificada e com uma bagagem histórica, tendo em seu arsenal diversos títulos importantes e atuando com um elenco destaque.
Classificada em cima da equipe de São José, as Ferrinhas garantiram a vaga à final após vencer por 3 a 0 no jogo de volta, realizado no domingo (22), em Araraquara - os gols foram marcados por Day Silva, Lelê e Aline Gomes, encerrando a semifinal com um placar agregado de 3 a 0. A partida de ida, por sua vez, se encerrou sem nenhuma alteração no placar, num empate sem gols.
A competição
Consagrada como a quinta edição da Copa Paulista, a competição cuja classificação surge a partir da fase de grupos Paulistão chega mais uma vez a sua final.
O campeonato, que teve sua primeira edição realizada em 2019, vem com o objetivo de aumentar o número de competições na modalidade, criando assim uma maior competitividade e um maior reconhecimento do cenário esportivo feminino.
Diferente de outras competições, as quais costumam contar com: fase de grupo, oitavas, quartas, semi e, por fim, a grande final; a Copa Paulista é disputada em apenas duas fases: semifinal e final.
Sua classificação se dá a partir da disputa do Paulistão, onde ao ser finalizada a fase de grupos os colocados até o 8° lugar da tabela são encaminhados a outro chaveamento, podendo ser ele a semifinal do próprio Campeonato Paulista ou a Copa Paulista, respectivamente:
1° ao 4° lugar: semifinal do Campeonato Paulista de Futebol Feminino (também conhecido como Paulistão)
5° ao 8° lugar: Copa Paulista de Futebol Feminino, a qual já se inicia na semifinal por contar com apenas quatro clubes.
As últimas edições foram marcadas pela vitória das equipes:
2019 e 2021: Palmeiras sendo o primeiro campeão e o clube com mais títulos;
2020: Santos;
2022: Corinthians.
escrito por: Luana Teixeira
Comments