Coreia do Sul surpreende e vence Portugal de virada
- Futebol por Elas
- 2 de dez. de 2022
- 3 min de leitura
Nesta sexta-feira (02), Coreia do Sul e Portugal se enfrentaram pelo terceiro jogo da fase de grupos. E de forma surpreendente, a seleção sul-coreana venceu os portugueses pelo placar de 2 a 1, e ainda conseguiu garantir a classificação para as oitavas.
O cenário para a Coreia conquistar a classificação era mais complicado, precisava vencer e contar com a vitória do Uruguai sobre Gana. E ainda entrou em campo sem seu técnico Paulo Bento, que estava suspenso devido à expulsão no jogo contra Gana por reclamação. Por outro lado, Portugal entrou em campo liderando o grupo H com a classificação garantida.
O jogo começou com Portugal pressionando e aos 5’, após lançamento de Pepe, Dalot disputou a bola e fez o cruzamento para Ricardo Horta colocar a bola na rede, 1 a 0 para Portugal.
A chance da seleção sul-coreana veio aos 17’ após cobrança de escanteio, Diogo Costa fez defesa, mas a sobra acabou ficando com Kim Jin-Su, que fez o gol, mas o árbitro marcou impedimento.
O duelo permaneceu bem equilibrado, com as duas equipes criando oportunidades, mas com Portugal aproveitando mais. O forte da Coreia do Sul foram as bolas paradas, e foi por esse caminho que os coreanos encontraram o gol, após cobrança de escanteio o zagueiro Kim Young-Gwon contou com o desvio de Cristiano Ronaldo para fazer o gol, 1 a 1 no placar.
Portugal continuou a pressionar e logo em seguida Pepe lançou para Cristiano Ronaldo que ficou frente a frente com o goleiro da seleção sul-coreana que fez grande defesa, mas o juiz deu impedimento.
A Coreia do Sul chegou com perigo em chute de fora da área de Son, e em seguida foi a vez de Portugal responder em jogada de perigo com Vitinha, que chutou forte para o gol, mas o goleiro sul-coreano defendeu, mas o rebote sobrou para CR7 que cabeceou num peixinho, mas a bola foi para fora. O árbitro deu mais 2’ de acréscimo, mas o placar continuou igual: 1 a 1.
O segundo tempo começou e seguiu a mesma lógica da primeira parte: lá e cá. Com Portugal fazendo boas triangulações, valorizando a posse de bola. Já a Coreia buscou um jogo com mais velocidade, aproveitando as chances de contra-ataque principalmente com Son e Cho.
O técnico Fernando Santos, do lado dos portugueses, começou a fazer as substituições, saiu Cristiano Ronaldo, Rúben Neves e Matheus Nunes, para a entrada de André Silva, João Palhinha e Rafael Leão. Apesar das mudanças foi a Coreia do Sul que chegou com perigo com Son e Hwang In-Beom. A seleção sul-coreana passou a criar oportunidades e ir com mais intensidade em busca do gol da virada.
Em seguida foi a vez dos coreanos mudarem: saiu Lee Kang-In e Kim Young-Gwon para a entrada de Hwang Ui-Jo e Son Jun-Ho. Portugal fez mudanças também, saiu João Mário e Vitinha, para a entrada de Bernardo Silva e William Carvalho.
A Coreia do Sul precisava de mais um gol para a classificação, e saiu em busca dele. Já Portugal perdia o controle do jogo e seu meio campo não conseguia mais ter o domínio. O juíz deu mais 6’ de acréscimo e a Coreia do Sul aproveitou o contra-ataque com Son, que deu um passe para Hwang Hee-Chan fazer o gol de virada, 2 a 1 para a Coreia do Sul.
O juiz marcou o fim de jogo e os torcedores da Coreia do Sul não acreditavam no que estava acontecendo, enquanto os jogadores deitaram no gramado chorando de emoção. Logo em seguida se reuniram em círculo para ver o final do jogo entre Gana e Uruguai, e após o juiz apitar o fim de jogo, 2 a 0 para o Uruguai, os jogadores sul-coreanos festejaram a classificação e foram para a torcida, agradecer o apoio. A Coreia do Sul enfrentará o primeiro colocado do grupo G, enquanto Portugal enfrentará o segundo do grupo.
escrito por Giselly Horta
Comments